The Highlands - Escócia

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aproveitando que iríamos ficar mais um dia em Edimburgo, optamos por um passeio até as Highlands (13/10), área montanhosa e com as maiores elevações das Ilhas Britânicas.

Na saída do castelo, há a Timberbush Tours, agência de turismo. A nossa intenção era ver as paisagens naturais e castelos escoceses. O problema é que são vários passeios, mas que saem em dias distintos. Se você pouco tempo para ficar no país, terá que escolher o passeio programado para aquele dia, que nem sempre é o mais completo ou belo. O nosso, por exemplo, incluía o Loch Ness (lago Ness), Glencoe (montanha escocesa), Urquhart Castle (castelo) e The Highlands. Parte diariamente, às 8h20, regressando às 20h30. O mais interessante para nós seria a visita ao Castelo Eilean Donan, Loch Ness e The North West Highlands, mas esse tour só é feito às quartas e sábados, saindo às 9h e voltando às 19h30. O nosso passeio custou £68 por pessoa. A van sai da própria agência. O motorista é também o guia. No caminho, paramos em alguns locais para fotografar as áreas verdes, o lago, as ovelhas (são muitas no país) e fizemos um passeio de barco, partindo das ruínas do castelo.

As agências de turismo oferecem vários passeios pelo lago, principalmente com saída da cidade de Inverness, capital das Highlands e com 50 mil habitantes.

O Urquhart Castle, que visitamos, tem sua origem datada de 1228, quando os habitantes da província de Moray se revoltaram contra o rei Alexandre II. A revolta foi esmagada, mas para evitar que novos acontecimentos do gênero surgissem entre os habitantes do norte da Escócia, o rei decidiu construir uma fortificação capaz de garantir a paz e seu controle da região.

O castelo tinha outras funções, além de resistir às investidas Inglesas. Construído isolado, às margens do lago e visível de grande distância, era também uma forma de proclamar à população local o poderio e força dos senhores do castelo, pertencentes ao Clan MacDonald. Servia como ponto central para a corte, hotel, centro administrativo da região, alojamento de tropas e residência para os membros do Clan.

O Eilean Donan, situado à entrada do lago Duich, é o castelo mais fotografado da Escócia. No seu interior, uma exposição da história da região e elementos decorativos de interesse: escadas em caracol, tetos abobadados, móveis do século XVII e uma recreação da cozinha de 1932. Destruído em 1719, foi reconstruído entre 1912 e 1932.

Outros castelos da região são: Stirling; Glamis; Balmoral; Dunnotta; Fyvie; Dunrobin; Stuart; Cawdor; Dornoch; entre outros.

Quem tiver tempo, deve esticar o passeio até Skye – uma ilha selvagem e escarpada com 80 km de extensão. Possui uma espetacular paisagem costeira, ideal para passeios de barco, enquanto os montes rochosos de Cuillin, não muito longe da costa, são uma boa experiência para os amantes de caminhadas e escaladas. A subida aos picos Pinchale (986 m) e Sgurr Alasdair (993 m) são dois clássicos. As principais povoações da ilha são Portree e Broadford.

Portree é a capital e o centro administrativo da ilha. Com um porto atrativo, oferece uma magnífica vista dos montes circundantes. Possui três estabelecimentos culturais: Aros Experience (View Rd.), uma boa introdução à vida natural da ilha; Castle Sep. Portree Industrial Estate (Duvengan Rd.), onde se expõem e executam espadas escocesas à mão; e Tuirann Art Centre (Strain Rd.), com mostra de arte contemporânea.

A agência Seacruise organiza trajetos de uma hora para ver focas e uma colônia natural de lontras. Também pode fazer-se uma excursão de 2 horas ao castelo de Eilean Donan. Localizado no castelo, está o Museum of the Isles com toda a informação sobre o famoso clã MacDonald.

A noroeste de Skye, encontra-se o castelo de Dunvegan (século XIII). Abre todos os dias, das 10h às 17h.

Curiosidade: As Highlands da Escócia têm a mais baixa densidade populacional, com cerca de 8 habitantes por Km².

No dia 14 de outubro, partimos para Dublin, na Irlanda. A viagem, de avião, durou somente 1 hora.

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares do blog

Tags

Blog Simone, viagem barata, viagem independente, hotel barato, Europa Norte, Península Escandinávia, Noruega, Oslo, Suécia, Estocolmo, Finlândia, Helsink, Helsinki, Helsinque, Dinamarca, Copenhague, Estônia, Talim, Talin, Bélgica, Bruges, Gent, Holanda, Amsterdam, Amsterdão, Marken, Volendam, França, Saint Michel, Castelos, Vale do Loire, Simone Rodrigues Soares.







  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP