Gent - Bélgica

sexta-feira, 30 de outubro de 2009


Impossível não visitá-la, já que se encontra somente a 20 minutos de Bruges.

Cidade universitária com 250 mil habitantes, dos quais 45 mil são estudantes (já percebemos isso ao chegar na estação), também é cercada por canais e possui traços medievais, apesar de bem menos expressivos que em Bruges.

Deixamos as bagagens nos lockers (4 euros pelas nossas 3 mochilas, em um locker grande, pagamento com cartão de crédito) da Estação de Trem St. Pieters. Até o centro, seriam uns 25-30 minutos caminhando. Como estávamos com pressa, pegamos um trem (do lado esquerdo da estação de trem). Pode ser os de número 1, 10 ou 11. O tíquete, válido por 1 hora (1,20 euros), deve ser comprado em uma máquina automática amarela, também à esquerda da estação. O bilhete de 24 horas custa 3 euros. Os trajetos são distinguidos por zonas percorridas. O que cobre a zona 1-2 serve para chegar aos principais pontos turísticos. Esta opção aparece na tela da máquina. Basta clicar.

Seu ponto de referência é a Torre do Relógio (Belfort), localizada em uma praça no centro da cidade, erigida no século XIV. Aberta de mar/nov, 10h-18h. Entrada a 3/2,50 euros (estudante).

Ao lado está a Prefeitura, construção do século XV, estilo gótico. Em seguida, surge a Sint-Niklaaskerk (Igreja de St. Nicolau) do mesmo período e estilo; e a Igreja de St. Jacob, em estilo romanesco.

A Sint-Baafskathedraal (St. Bavos Cathedral) é bela e combina os estilos romanesco e gótico. Seu púlpito é de 1741 e o órgão, de 1653. A cripta contém tumbas dos séculos XV e XVI. Outra atração no local são as pinturas de Jan Van Dyck (retratista flamengo que se tornou o principal pintor da corte real de Carlos I da Inglaterra). Aberta das 8h30 às 18h (no inverno, até às 17h; e domingos, abre às 13h). A visitação é gratuita.

Ao redor da catedral, estão as ruas de pedestres e do comércio em geral. O Centro de Informações Turísticas fica na 17 A, Botermarkt, ao lado da prefeitura, no porão da Belfry Tower.

Para fazer compras há o Mercado das Pulgas, na frente da Igreja St. Jacob (sex/dom, 7h-13h); o Mercado do Artesanato, no Groenten-markt (sáb/dom, 10h-18h); e o Mercado de Flores, na rua Kouter (diariamente, 7h-13h).

Fora da área central, está o Rabot, estrutura do século XV que protegia a entrada da cidade, no canal Lieve. E na Raboorstraat estão as Casas das Beatas de Santa Elizabeth, um estilo de convento típico da Bélgica, assim como o que há em Bruges.

Outra atração é o Het Gravensteen (The Castle of the Counts ou Castelo dos Condes). Tem esse nome porque foi habitação dos condes de Flandres. O belíssimo castelo medieval foi erguido em 1180 para fins militares. No local, há um museu com aparelhos de tortura e até uma guilhotina da época em que funcionava como prisão. Vale a visita também pela vista da cidade que se tem de lá. Situado na Sint-Veerleplein. Aberto das 9h às 17h (18h no verão). Acesso a 6/1,20 euros (menores de 25 anos).

Graslei é um dos canais da cidade, rodeado de casas construídas nos séculos XVII e XVIII, onde moravam os barqueiros e comerciantes. Entre as construções, há até um celeiro do século XII.

Pena que a cidade estivesse quase toda em obras (ruas e alguns monumentos), o que prejudicou um pouco nossas fotos.

No mesmo dia (30 de outubro), por volta das 17h, regressamos à estação e pegamos um trem para Bruxelas e, de lá, para Paris.

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares do blog

Tags

Blog Simone, viagem barata, viagem independente, hotel barato, Europa Norte, Península Escandinávia, Noruega, Oslo, Suécia, Estocolmo, Finlândia, Helsink, Helsinki, Helsinque, Dinamarca, Copenhague, Estônia, Talim, Talin, Bélgica, Bruges, Gent, Holanda, Amsterdam, Amsterdão, Marken, Volendam, França, Saint Michel, Castelos, Vale do Loire, Simone Rodrigues Soares.







  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP