Marken e Volendam - Holanda

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

São consideradas as cidades mais típicas da Holanda. Chegamos em Amsterdã, capital da Holanda, no dia 29 de outubro, vindo de Copenhague (Dinamarca), depois de 13 horas e meia de viagem.

Deixamos nossas malas guardadas na estação e pegamos um ônibus (extremamente confortável e que aponta, por meio de um mapa no visor, cada parada por onde passa), quase em frente à estação de trem, para Volendam. A passagem custa 11 euros. Você pode comprar diretamente com o motorista ou nas máquinas automáticas da estação. O percurso é feito em 30 minutos. Tente ir com dinheiro trocado para facilitar. Eles não aceitam nota de 100 euros.

Volendam é pequena, com 20 mil habitantes, situada às margens do Ijsselmeer, o maior lago da Holanda. Na entrada da cidade, há um grande moinho de vento.

A cidade é linda, com casas charmosas de madeira colorida, do século XVII, e um movimentado porto, repleto de lojas de souvenirs, bares, cafés e restaurantes. Há, também, vários quiosques vendendo peixes fresquinhos. Na rua do porto, há muitos hotéis também.

Caminhar por suas ruas é uma terapia. Perto do porto, está a igreja local. Tem até uma prainha.


Marken está numa ilha que virou península, já que hoje é ligada ao continente (à cidade de Volendam) por um dique construído em 1957. Para ir até lá, pegamos um barco da Marken Express. A travessia dura 45 minutos e custa entre 6 e 7 euros (ida e volta). Os barcos saem de Volendam às 11h30, 12h45, 14h e 15h15 e retornam de Marken às 12h, 13h15, 14h30 e 16h30.

Na cidade, apenas os moradores podem circular de carro. A maior curiosidade em Marken é o fato de muitos de seus habitantes usarem trajes tradicionais e tamancos de madeira. Também são graciosas suas 130 casinhas de madeira verde e marrom, com jardins cuidadosamente ornamentados, e cercadas por ruelas estreitas e laguinhos com cisnes. Parece uma cidade de boneca.

Destacam-se sua
Igreja Protestante e o Museu de Marken
, que expõe roupas típicas da região.

Do dique até o farol e o quebra-gelo que protege a pequena vila no inverno são 9 quilômetros.

De volta a Volendam, pegamos o mesmo ônibus para Amsterdã, apenas do lado oposto no qual descemos, em uma pracinha central da cidade.

Nós tínhamos visitado Amsterdã em 2008, mas não tivemos tempo para conhecer estas lindas cidades. Por isso, voltamos. Valeu a pena.

Na capital holandesa, tiramos algumas fotos da cidade, perto da estação, e partimos, neste mesmo dia (29/10), novamente de trem, para
Bruges, na Bélgica. Tivemos que trocar de trem em Bruxelas. Cuidado: antes de descer do trem, atente para o nome da estação; em Bruxelas, são 3. Descemos em Brussel Zuid/Midi
. De Amsterdã para Bruxelas, há vários horários de trens.

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares do blog

Tags

Blog Simone, viagem barata, viagem independente, hotel barato, Europa Norte, Península Escandinávia, Noruega, Oslo, Suécia, Estocolmo, Finlândia, Helsink, Helsinki, Helsinque, Dinamarca, Copenhague, Estônia, Talim, Talin, Bélgica, Bruges, Gent, Holanda, Amsterdam, Amsterdão, Marken, Volendam, França, Saint Michel, Castelos, Vale do Loire, Simone Rodrigues Soares.







  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP