Estocolmo - Suécia

terça-feira, 20 de outubro de 2009

É considerada a mais bela capital escandinava. Localizada num arquipélago, com 14 ilhas, esbanja charme e estilo. Os canais, os monumentos, as ruas estreitas e medievais, são um convite para conhecê-la e, com certeza, enchem de orgulho seus 760 mil habitantes. Detém o melhor padrão de vida de toda a Europa.

Chegamos por volta das 10h da manhã (dia 20 de outubro), no terminal da Silja Line. Em frente, ônibus partem para o centro. A passagem custa 17 Kr (17 kronas – coroa sueca) ou 1,64 euros.

Não encontramos uma casa de câmbio. Então, tivemos que sacar dinheiro (moeda local) no caixa eletrônico.

Na Stockholm Central (Estação Central de Trem), há o Forex Bank (casa de câmbio local). Há outros também distribuídos na cidade. Cobra uma taxa fixa de 3%; é a menor taxa.

Descemos exatamente em frente à estação. Pedimos ao motorista que nos avisasse. Ali, há inúmeros hotéis; alguns caros demais para os nossos bolsos. Passamos no City Backpackers (Upplandsgatan 2A), mas estava lotado. A diária para 2 pessoas é de 750 kr ou 72 euros. Subimos mais uma quadra acima e encontramos o Hotell Bema (hotell.bema@stockholm.mail.telia.com), com uma diária de 1000 kr ou 96 euros. O jeito foi pagar mais caro. Atendimento bom, quartos excelentes e bom café da manhã, servido no quarto (basta agendar o horário). Para chegar a esses hotéis, é preciso andar algumas quadras à esquerda, saindo da estação.

Próximo ao hotel, há um mercado Pressbyrån (há vários pela cidade e nas estações de metrô), excelente para fazer compras. Geralmente, há internet também. Basta pagar no caixa, que dá a você uma senha para acessar o computador. O tempo mínimo é de uma hora, porém você pode conectar-se várias vezes, com esta senha, até completar todo o tempo. Outro mercado bem comum em toda a Europa é o 7-Eleven. É pequeno, não tão barato como um grande supermercado, mas vende frutas, pães, biscoitos, lanches, frios, água, sucos, café, cappuccino.

A cidade tem 3 linhas de metrô (chamado de “Tunnelbana”, indicado pela letra “T”) que se diferenciam em 3 cores: vermelho, azul e verde, além de muitas linhas de ônibus. Todas as linhas de metrô ligam-se à estação central.

O sistema de transporte é integrado: um tíquete de 17 kr (válido por 1 hora) vale para todos os meios. Há o SL Tourist Card, que permite fazer viagens ilimitadas e custa 100/200 kr (10/20 euros) para 24/72h; e o Stockholm Card, que garante o uso de transporte público e a entrada em 75 museus por 330/460/580 kr (32/45/56 euros) para 24/48/72h. Lembrando que a cidade é toda entrecortada, principalmente o centro antigo ou histórico, o que obriga os turistas a caminharem para conhecerem melhor suas atrações.

Estocolmo é formada por diversas ilhas: Gamla Stan (centro histórico), a área central e mais visitada; Skeppsholmen e Djurgården, essas duas com interessantes museus; Södermalm e Långhohlmen, áreas menos turísticas.

As principais ruas e lojas para compras estão nas proximidades da Drottninggatan, Kungsgatan e Hamngatan. Rua em sueco é “gata”.

A localização do nosso hotel é excelente. Até Gamla Stan são uns 15 minutos caminhando. É uma ilha bem no meio da cidade e seu nome significa “centro antigo”. Suas ruazinhas estreitas e medievais, assim como a arquitetura de seus prédios, estão bastante preservadas.

O Kungliga Slottet (Palácio Real), construído no século XVIII, é um dos destaques nesta área. Residência oficial do rei da Suécia. A capela do palácio é o local onde é realizada a coroação dos reis. A entrada ao local permite a visita aos State Apartments (aposentos do rei), ao Treasury (Tesouro) e às Antiquities (Antiguidades). No portão de entrada, estátuas de anjos e uma coroa dourada. Fica de frente para o rio. Aberto no verão, diariamente, 10h-17h; no inverno, de terça a domingo, 12h-15h. Fechado em janeiro. Ingresso a 90 kr ou 9 euros.

Ao lado está a Storkyrkan (Catedral de Estocolmo), onde o príncipe Carl XVI Gustaf casou-se com a filha de brasileira Silvia Sommerlath, em 1976, hoje rainha da Suécia. Destacam-se a estátua de São Jorge e o dragão, do século XV.

Bem perto da Catedral, está o Lady Hamilton Hotel (info@ladyhamiltonhotel.se). As diárias são mais caras, variam de 2.100 a 3.000 kr (202 a 289 euros). Está muito bem localizado, dentro do centro histórico. Uma das recepcionistas é uma brasileira.

Há alguns passos abaixo, chega-se à Praça Stortorget, com um charmoso calçadão e prédios coloridos, datados dos séculos XVII e XVIII. Ali também está o Museu Nobel (o Prêmio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, em seu testamento).

Todo o centro histórico tem inúmeras ruelas, com dezenas e dezenas de lojas, cafés e restaurantes. Uma tradicional rua é a Prästgatan.

Entre a área onde fica a Estação Central e a Gamla Stan, fica o Sveriges Riksdag (Parlamento Legislativo), junto ao canal. Mais precisamente, na Ilha de Helgeandsholmen, no centro de Estocolmo.

Do lado oposto, estão a Ópera e a Jakobs Kyrka (Igreja de Jacó), vista de longe devido à sua cor vermelha.

Na ilha Riddarholmen, também junto à Gamla Stan, fica a Riddarholm Church (Igreja de Riddarholm). Erguida no século XIII, é onde estão os túmulos de alguns monarcas suecos.

Perto do metrô Slussen, caminhando à beira do canal e passando a ponte de quem vem do centro antigo, chega-se ao Katarinahissen – um elevador que leva você ao topo, onde há um restaurante e uma bela vista da cidade. A subida também pode ser feita a pé, são poucos degraus. A escadaria fica em uma rua atrás de uma loja do Mac Donald’s.

Algumas quadras abaixo da Estação Central, à direita, encontra-se a Stadshuset (Prefeitura ou City Hall). O prédio, construído entre 1911-1923, é belíssimo e fica junto a um dos canais. O cenário é ótimo para tirar fotos. Destaque para o Blue Room, salão onde são entregues os Prêmios Nobel todo ano, no dia 10 de dezembro. Há uma torre, que pode ser acessada de junho a agosto, das 10h às 16h; e em setembro, das 9h às 17h. Entrada a 20 kr ou 2 euros.

Junto ao canal, entre as ilhas Blasie-holmen e Skeppsholmen, passamos pelo The National Museum (Museu Nacional). É o maior museu de arte da Suécia (impossível não vê-lo, fica de frente para o canal), contendo pinturas e esculturas suecas, holandesas, francesas de grandes mestres, que englobam um período compreendido entre a Idade Média e o século XXI. Aberto diariamente (menos segunda-feira), das 11h às 17h (até 20h nas terças e quintas). Entrada a 100/80 kr ou 10/8 euros (estudante).

Seguindo caminho, atravessando a ponte (ou se estiver vindo de mais longe, pegue o ônibus 65), está a pequena ilha Skeppsholmen. Lá, destacam-se: Skeppsholm Church (Igreja de Skepphsholm), de 1842; Moderna Museet, expondo obras suecas e internacionais do século 20, incluindo Matisse, Picasso, Paul Klee, Pollock, Roy Liechtenstein e mais esculturas, além de arte dos gibis, fotos, vídeos e filmes clássicos. É comum turmas de estudantes visitarem o local. Anexo está o Arkitekturmuseet (Museu de Arquitetura). No primeiro, a entrada custa 80/60 kr ou 8/6 euros; e no segundo, 50 kr ou 5 euros.

Na outra ilha, a Djurgarden, há museus mais interessantes. Vale a pena visitar o Vasamuseet e o Nordiska Museet. Ficam um ao lado do outro. Para chegar à ilha, que fica um pouco mais distante (se houver disposição, pode ser a pé), há os ônibus 44 e 47. Estão localizados logo após a ponte, na entrada da ilha, respectivamente, nas ruas Galärvarvsvägen 14 e Djurgardsvagen 6-16.

O Vasamuseet é um dos museus mais interessantes da Suécia. Vasa é um navio sueco com uma trágica história: afundou em sua viagem inaugural, em 1628, logo depois que partiu. Passados 333 anos (em 1961), foi encontrado, resgatado e restaurado no fundo do mar (o museu exibe um filme com as imagens da operação). A estrutura do navio, toda de madeira e repleta de adornos, pode ser observada dos seis andares do museu. Objetos, desenhos e maquetes tentam retratar como era o mundo naquela época, como era a vida a bordo, como o veleiro era manobrado e a história das pessoas que morreram no naufrágio (há alguns esqueletos que foram achados e algumas estátuas de cera que reproduzem o rosto dos tripulantes). É a única embarcação do século XVII com tal grau de preservação. É aconselhável assistir ao filme de 20 minutos (exibido em diversas línguas) sobre o resgate antes de percorrer o museu. Com certeza, vale a visita. Aberto das 8h30 às 18h (jun/ago); das 10h às 17h (restante do ano); nas quartas, aberto até às 20h. Entrada a 100/50 kr ou 10/5 euros (estudante).

Exatamente ao lado, está o Nordiska Museet. Reproduz a história e a cultura sueca de 1520 até os dias de hoje: vestimentas, utensílios domésticos (a coleção de louças é impressionante) , decoração, comidas típicas. O prédio é de 1907 e tem 3 andares, exibindo ainda mostras sobre a história da moda, uma coleção de casinhas de bonecas, móveis e exposições temporárias. Fica aberto de segunda a sexta, das 10h às 16h (quartas, até às 20h); sábado e domingo (das 11h às 17h). Ingresso a 60 kr ou 6 euros. Entrada gratuita, nas quartas-feiras, a partir das 16h. Fomos nesse dia, assim que saímos do Vasamuseet.

Ainda na ilha Djurgarden, do lado oposto aos museus citados acima, encontramos o Biologiska Museet (Museu de Biologia) e o Skansen – museu a céu aberto, inaugurado em 1891, com pessoas em seus trajes típicos, casinhas da época e animais comuns na Suécia. Ao todo, são 150 construções tradicionais, incluindo igreja e fazenda. Aberto diariamente, 10h-20h (mai/jun); até 22h (jul/ago); até 17h (set); até 16h (out); e até às 15h (restante do ano). Entrada entre 65-110 kr ou 6,50 ou 11 euros, dependendo da época do ano.

Todas as ilhas são acessadas por ônibus, barco ou a pé.

Nos arredores, há a cidade dos vikings, Birka, a 2h de ferry de Estocolmo, por 270 kr ou 27 euros. Um dos pontos de partida fica próximo à prefeitura ou City Hall (Stadshuset). O translado inclui guia e citytour. Birka foi um importante porto, fundada no século IX e abandonada no século X por razões desconhecidas. No local, um museu retrata a culinária viking. Atenção: os passeios não saem no inverno.

Junto aos canais da cidade, saem passeios de barco pela costa de Estocolmo. O tour dura 1 hora e custa 80 kr ou 8 euros. De segunda a sexta, nos seguintes horários: 7h, 8h, 15h30, 16h30 e 17h50.

Ficamos dois dias em Estocolmo. No dia 22 de outubro, partimos de trem para Oslo, capital da Noruega. Saímos às 8h29 e chegamos às 14h36, ou seja, 6 horas de viagem. Naquele momento, apenas passamos por Oslo. Nosso destino inicial na Noruega era Bergen.




















Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares do blog

Tags

Blog Simone, viagem barata, viagem independente, hotel barato, Europa Norte, Península Escandinávia, Noruega, Oslo, Suécia, Estocolmo, Finlândia, Helsink, Helsinki, Helsinque, Dinamarca, Copenhague, Estônia, Talim, Talin, Bélgica, Bruges, Gent, Holanda, Amsterdam, Amsterdão, Marken, Volendam, França, Saint Michel, Castelos, Vale do Loire, Simone Rodrigues Soares.







  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP