Oslo - Noruega

sábado, 24 de outubro de 2009

No dia 24, às 14h30, chegamos em Oslo, vindo de Bergen.

Fundada em 1050, é a mais antiga das capitais da Escandinávia e também a menor delas. Não tem o charme e a beleza de Edimburgo (Escócia) e Estocolmo (Suécia), mas possui ótimos museus, que enfocam as histórias marítimas do país e a lendária cultura viking.

Tem dois aeroportos: Gardermoen (OSL), o principal, e Rygge (RYG). O primeiro fica a 45 km do centro e é acessado por ônibus (a cada 10-20min); e trem, que é mais rápido, 20 minutos até o centro. Para o outro aeroporto, há ônibus (45min-1h de viagem).

A Estação Central de Trem Oslo S fica no centro e é de onde partem e chegam os principais trens do país e da Europa. Os destinos internos principais são: Bergen (6h30-7h de viagem) e Trondheim (6h30). A estação de ônibus fica atrás, na rua Schweigaardsgate 8.

Na estação de trem, há um ponto de internet, chamado Sidewalk Express. Você compra o tíquete em uma máquina (19 kr ou 2,30 euros), que sai impresso com uma senha para acesso à internet por 1 hora. O interessante é que, além de você poder interromper e acessar outras vezes até que se gaste todo o tempo, você pode acessar com a senha uma internet em outro país, desde que do ponto da Sidewalk Express. Eu, por exemplo, voltei a utilizar em Copenhague, na Dinamarca.

Também na estação há o mercado BunnPris, uma ótima opção para fazer uma refeição mais barata. O mercado é apertadinho, mas vende de tudo. No caixa, uma máquina é que dá o troco em moedas. Antes de procurarmos um hotel, fizemos nossas compras.

Karl Johans Gate é a principal rua de pedestres e fica em frente à estação de trem.

Na primeira noite (sábado), ficamos no Rica Oslo Hotel, praticamente em frente à estação de trem (Europarådets Plass 1). É caro (diária a 1.195 kr ou 143 euros, com café da manhã), mas era final de semana, os hotéis estavam lotados e não tínhamos feito reserva. Reserva: rica.oslo.hotel@rica.no ou www.rica.no.

Na segunda noite (domingo), nos mudamos para o Oslo Budget Hotel (Prinsens Gate 6, Sentrum – bem na esquina da rua), também próximo à estação de trem, apenas três quadras mais abaixo. Diária a 590 kr ou 71 euros (sem banheiro privativo); 750 kr ou 90 euros (com banheiro), ambos sem café da manhã. Reserva: oslo@budgethotel.no ou www.budgethotel.no.

Oslo tem 5 linhas de metrô, oito de trem (superficial) e muitas linhas de ônibus. O tíquete simples, válido por 1h, custa 22 kr ou 2,64 euros (coroa norueguesa), se comprado antecipadamente, e 30 kr ou 3,60 euros se comprado com o motorista.

O tíquete de 24 h custa 60 kr ou 7,20 euros e o de uma semana, 210 kr ou 25 euros. Podem ser comprados nos trens, ônibus e máquinas automáticas.

Partindo da rua principal de pedestres (Karl Johans Gate), pode-se chegar a pé aos pontos turísticos, que estão em sequencia. No caminho, encontrará várias esculturas, marca registrada na cidade.

Primeiro, vem a Oslo Domkirke (Catedral), igreja luterana do século XVII, com pinturas no teto de 1936. É a terceira catedral erguida na cidade.

A primeira, a Catedral de Hallvards, foi construída por Sigurd I da Noruega, na primeira metade do século XII, e estava localizada 1,5 km a oeste da catedral atual. Por quase quinhentos anos, a Catedral de Hallvards foi a igreja mais importante da cidade. Em 1624, Cristiano IV decidiu mover a cidade alguns quilômetros a oeste, para ser protegida pela Fortaleza de Akershus. Depois disso, ela caiu em ruínas. Em 1639, a segunda catedral foi erguida (Hellig Trefoldighet). Cinqüenta anos depois, um incêndio destruiu a catedral. Logo em seguida, foi construída a terceira: a Oslo Domkirke.

Depois, surge o Parlamento, construído entre 1861 e 1866, ladeado pela Universidade de Oslo e pelo Teatro Nacional. A universidade é a mais antiga e de maior prestigio da Noruega. Fundada com o nome de The Royal Frederick University em 1811, recebeu o nome atual em 1939. Seu salão cerimonial, decorado com pinturas enormes de Edvard Munch (pintor norueguês) é usado freqüentemente para concertos e outras cerimônias de solenes.

Em frente à universidade, está o Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional), uma das mais destacadas galerias da Europa, contendo a maior coleção de arte do país. Abre ter/qua/sex, das 10h às 18h; quinta, das 10h às 19h; e sáb/dom, das 11h às 17h. Fecha às segundas. Entrada gratuita.

Ao lado da Galeria Nacional, o Historisk Museum (Fredericks Gate 2), com exibição de antiguidades e da história norueguesa desde a Idade da Pedra até a Idade Média; culturas não européias, como os Ianomâmis (índios brasileiros); e moedas norueguesas dos últimos mil anos. Aberto ter/dom, das 10h às 17h (11h-16h na baixa temporada). Acesso gratuito.

Seguindo adiante, avista-se o parque do Royal Palace, um dos edifícios mais importantes do país, concluído em 1849. Ainda é lá que a monarquia norueguesa mora e onde as audiências e eventos oficiais são promovidos. No inverno, não é permitida a entrada no palácio.

Outras atrações na cidade: Vigelandsparken (acima do Royal Palace, entrada pela rua Kirkevein). Caso não queira ir caminhando, pegue o ônibus 20 ou os trens 12 ou 15. É o parque das esculturas, com mais de 200 obras de Gustav Vigeland, representando os estágios da vida humana. Aberto 24h. Entrada franca. Munch Museet (Toyengata 53). Pegue o ônibus 20 ou o metrô, descendo na estação Toyen. Exibe obras do pintor norueguês Edvard Munch. Entrada a 75/40 kr ou 9/5 euros (estudante). Aberto (jun/ago), segunda e domingo, das 10h às 18h; (set/mai), de terça a sexta, das 10h às 16h, e sábado e domingo, das 11h às 17h. Entrada gratuita de outubro a março.

À beira de uma imensa baía e na entrada do porto principal da cidade, está a fortaleza de Akershus (Akershus Festning, em norueguês). Construído em 1299, sob as ordens do rei Haakon V da Noruega, o castelo foi transformado em fortaleza em 1592 e em palácio renascentista em 1637 (aqui sob o reinado do rei Cristiano IV). Destaque para a capela, a sala de banquetes e as passagens subterrâneas, com o mausoléu dos monarcas. Em volta dele está o forte, de onde pode-se ver a troca de guarda (às 13h30). Entrada no castelo a 64/45 kr ou 8/5,50 euros (estudante). No forte, o acesso é gratuito. Abrem diariamente, mas de setembro a abril, somente nas quintas, das 12h às 14h.

Ainda na área da fortaleza, encontra-se o imperdível Norges Hjemmefrontmuseet (Museu da Resistência Norueguesa). Fundação independente da fortaleza, foi inaugurado em 1970 e surgiu da iniciativa de pessoas que participaram da resistência contra os ocupantes alemães. Relata, por meio de fotos, documentos, objetos e maquetes, e em ordem cronológica dos fatos, os anos de ocupação nazista no país e os combates em terra norueguesa. O museu é grande e é preciso tempo para percorrê-lo com calma. Foi fundado Sem dúvida, merece a visista. Aberto de segunda a sexta, 10h-16h (17h no verão). Entrada a 30/15 kr ou 3,60/1,60 euros. (estudante)

Na península de Oslo, mais museus: Sjofartsmuseum (Museu Marítimo); Kon-Tiki Museet; Frammuseet (onde está o navio Fram, e quem foi feita a primeira viagem ao Pólo Sul, em 1911); Norsk Folkemuseum (museu ao ar livre, fundado em 1894, que simula 153 construções típicas da Noruega – dos séculos XVII e XVIII –, cuidadosamente trazidas do local de origem e remontadas); e Vikingskipshuset. Todos próximos um do outro, porém, distantes do centro. Acesso com o ônibus 30.

Não tivemos tempo para visitar todos. Optamos, primeiramente, pelo Kon-Tiki Museet. Apresenta a história das expedições, além dos barcos e artefatos usados pelo pesquisador e navegador Thor Heyerdahl. Curiosos são o barco feito de papiro RA II (com técnicas pré-incaicas), utilizado para cruzar o Atlântico em 1970; e a balsa Kon-Tiki que foi do Peru para a Polinésia em 1947, percorrendo quase 7 mil quilômetros e comprovando a teoria de que o povo maia teria colonizado a Polinésia. Assista ao vídeo sobre as escavações realizadas e a reprodução de uma caverna da Ilha da Páscoa. Aberto diariamente, das 9h30/10h30 (depende da estação) até às 16h/17h (conforme a estação). Entrada a 60/40 kr ou 7/4,80 euros(estudante).

Depois, entramos no Vikingskipshuset (museu de embarcações vikings). Três delas foram encontradas (bem conservadas) em escavações no Oslofjord, entre 1868 e 1904 e lá estão. Os barcos são Oseberg, Gokstad e Tune, este último tendo servido para enterrar uma rainha juntamente com sua escrava no ano de 850 a.C. Os barcos teriam sido construídos no século IX. Também há diversos utensílios, vestimentas e adornos vikings. Vale a visita. Entrada a 50/35 kr ou 6/4 euros (estudante).

No caminho para a península de Oslo, em uma esquina de frente para o porto, está o Nobel Peace Center, local de entrega do Prêmio Nobel da Paz.

Para quem prefere o Sightseeing: 4 horas de tour guiado em ônibus pelo centro de Oslo, Vigelandsparken (parque das esculturas) e alguns museus. Preço: 380 kr ou 46 euros. Ou um tour de 7 horas, incluindo duas refeições e mais museus a 750 kr ou 90 euros. Reserva: sales@boatsightseeing.com ou www.boatsightseeing.com.

A empresa Fjord Cruises oferece passeios de barco pelos fiordes (grandes entradas do mar em volta de altas montanhas rochosas) noruegueses, a 390 kr ou 47 euros, incluindo o almoço. Há, ainda, um mini cruise, de 50 minutos, passando pela fortaleza Akershus, pela Ópera e por pequenas ilhas nos arredores dos fiordes de Oslo. Sai por 130 kr ou 16 euros.

A cidade nos pareceu um pouco cinza, chove muito e tudo fecha cedo: cafés, bares, lojas. Não há muito entretenimento.

No país, como em toda a Escandinávia, os fiordes são um dos elementos geológicos mais emblemáticos da paisagem, e têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

Em 26 de outubro, pegamos um trem (usando nosso Eurail Pass) para Copenhague (Dinamarca).

Postar um comentário

Visitantes (últimos 7 dias)

Visite Blog RotaCinema

  • Capone - *País*: EUA *Ano*: 2020 *Gênero*: Biografia *Duração*: 101 min *Direção*: Josh Trank *Elenco*: Tom Hardy, Matt Dillon, Linda Cardellini e Kyle MacLachlan. ...
    Há 3 anos

Postagens populares do blog

Tags

Blog Simone, viagem barata, viagem independente, hotel barato, Europa Norte, Península Escandinávia, Noruega, Oslo, Suécia, Estocolmo, Finlândia, Helsink, Helsinki, Helsinque, Dinamarca, Copenhague, Estônia, Talim, Talin, Bélgica, Bruges, Gent, Holanda, Amsterdam, Amsterdão, Marken, Volendam, França, Saint Michel, Castelos, Vale do Loire, Simone Rodrigues Soares.







  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP