Myrdal-Flåm - Noruega
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Um passeio famoso, nas proximidades de Bergen, é a viagem de trem (a 30 km/h) de Myrdal até Flåm, na chamada Flåm Railway.
Então, pegamos o trem até Myrdal (23/10). O percurso é de 1h50. Há trens todos os dias em vários horários. Nós pegamos um às 7h58. Há outros às 8h40 e 10h28. É recomendável ir pela manhã para chegar cedo e tirar boas fotos, já que até Flåm são mais 55 minutos. Esta passagem custa 320,00 kr (coroa norueguesa) ou 38 euros (ida e volta). Importante: compra-se a passagem na estação de trem de Myrdal. Há um guarda que vende os tíquetes. Geralmente, ele fica dentro da estação ou já em frente ao trem, esperando os turistas.
A paisagem é bela. Costeando um vale com rio e cachoeiras, atravessa túneis cavados em rochas e passa por 9 vilarejos, com suas casinhas coloridas de madeiras. O trem para duas vezes para os passageiros descerem e tirarem fotos. Em Flåm, há um mini-porto de onde saem passeios pelo fiorde Aurlandsfjor, uma loja de souvenir, um café e um restaurante.
Você pode fazer o tour de barco ou voltar para Myrdal, e de lá para Bergen. De hora em hora, parte o trem.
Nós preferimos o caminho entre Bergen e Myrdal. O cenário é de calendário: lagos congelados, casinhas no meio do nada e montanhas cobertas de neve (em pleno outono). A passagem do trem completa o visual.
Reserve dois dias para Bergen, ainda mais se quiser conhecer melhor seus arredores. Mesmo sendo uma cidade cara, vale a pena.
Outra cidade bastante procurada pelo turismo é Trondheim. Fundada em 997 pelo rei Olav Tryggvason, foi a primeira capital do país. Hoje é a terceira cidade do país, com 155 mil habitantes. Trens partem de Oslo para Trondheim quatro vezes ao dia, levando em média 8 horas.
Sua localização geográfica garante um ponto de fluxo entre viagens ao norte e ao sul e, também, a oeste (Suécia). A estação de trem é próxima do centro, basta cruzar a ponte em frente e seguir pela rua Kongens Gate.
A paisagem à beira do rio Nidalva e a catedral Nidarosdomen são suas maiores atrações. A Catedral é o santuário nacional onde os monarcas noruegueses são coroados. O altar teria sido construído sobre o túmulo do rei Olav Haraldsson, falecido em 1030. De origem viking, converteu-se ao cristianismo na cidade de Rouen e esteve a serviço do rei exilado Ethelred II da Inglaterra. É o padroeiro da Noruega e um dos poucos santos de origem norueguesa reconhecidos pela Igreja Católica.
No dia 24 de outubro, às 7h58, pegamos o trem para a capital da Noruega, Oslo. São 6h30 de viagem.
A paisagem entre Bergen e Oslo também é de tirar o fôlego. Fique com sua máquina fotográfica à mão. Pelas enormes janelas do trem, você consegue registrar um pouco da beleza do lugar.